Tabela ICMS

Rotina: Fiscal > Tabela ICMS

Para emissão de nota fiscal fora do estado usamos a Tabela de ICMS para configurar a alíquota do estado de emissão para o estado de destino:

Um exemplo é emitir uma nota de MG para "São Paulo"

A alíquota de MG é 18%, São Paulo é 12%, o sistema permite alterar essa alíquota caso precise. Obs: Consulte sua contabilidade para mais detalhes, e não faça nada sem contata-los primeiro.

Configuração do DIFAL

DIFAL significa Diferencial de Alíquota do ICMS, que é um imposto estadual cobrado em operações de compra e venda de mercadorias interestaduais. É aplicado quando a alíquota do ICMS do estado de destino é maior que a do estado de origem.

O parâmetro DIFAL é utilizado para configurar as alíquotas do ICMS DIFAL nas operações interestaduais. Na rotina "Sistema > Empresa > Parâmetros > Difal", é possível definir as alíquotas para a UF Origem e a UF Destino, de acordo com as especificações de cada estado.

Ao configurar corretamente o parâmetro DIFAL, o sistema automaticamente realiza o cálculo do imposto devido em operações interestaduais, incluindo a diferença de alíquota do ICMS.

Portanto, para configurar corretamente o parâmetro DIFAL, acesse a aba DIFAL na parte inferior do sistema e defina a UF Origem e UF Destino de acordo com as especificações de cada estado.

Você também pode acessar no próprio sistema:

Rotina: Fiscal > Tabela ICMS

Depois, basta salvar o processo clicando em "Gravar".

Last updated