Ficha de Clientes
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Rotina: Financeiro > Ficha de Clientes
Acesse o módulo Financeiro e selecione a opção "Fichar de Clientes"
Na tela de Ficha de Clientes, clique em "F2 Novo" para criar um novo lançamento
Selecione o Cliente para o qual deseja criar o lançamento
Digite o Histórico do lançamento (uma breve descrição do que se trata) e o valor que será pago futuramente
Se necessário, você pode incluir informações adicionais sobre o lançamento, como vencimento, desconto, multa, juros, entre outros
Clique em "F5 Gravar" para salvar o lançamento
Repita os passos 2 a 6 para criar outros lançamentos, se necessário
Ao receber o pagamento:
Na tela de Ficha de Clientes, selecione o lançamento correspondente ao pagamento que está recebendo
Clique em "Receber" para registrar o pagamento
Selecione a forma de pagamento utilizada (dinheiro, cheque, cartão, etc)
Digite o valor recebido e a data do recebimento
Clique em "F5 Gravar" para salvar a entrada do pagamento
Se o valor recebido for menor que o valor original do lançamento, o sistema irá gerar uma nova saída para o valor restante, que poderá ser cobrada em um novo recebimento futuro
O registro do pagamento será criado e aparecerá no Livro de Caixa
Espero que esse tutorial mais detalhado e intuitivo seja útil para você! Qualquer dúvida, estou à disposição.